terça-feira, 2 de abril de 2013

All-Stars Battle Royale: sucesso para alguns, plagio pra outros

Hoje falarei um pouco sobre o recém lançado game Playstation All-Stars Battle Royale. O game para PS3 e PS Vita gerou polêmica: a Sony teria plagiado a Nintendo, em relação à famosa série Smash Bros.? Acontece que eles realmente têm muitas semelhanças, isso não têm como negar, mas... isso faria um cópia do outro? Isso depende da opnião de cada um, como mostram as entrevistas a seguir. Mas antes acho melhor as pessoas que ainda não conhecem ou não jogaram terem, no mínimo, uma idéia de como esses games são (com atualmente três games, clique aqui para mais informações sobre SSB), além de suas semelhanças. Ambos são:

- Games de luta, onde os principais personagens da empresa batalham num estágio onde o objetivo é isolar o adversário para fora do estágio;
- Em estilo 2D;
- Caracterizados por não serem games de fato violentos: sem sangue e muita agressividade, com golpes e poderes bem divertidos;
-Lutas de até quatro personagens ao mesmo tempo.

Aqui vai os sites oficiais dos sucessos:

- http://www.smashbros.com/en_us/
- http://www.playstationallstarsbattleroyale.com/
All-Stars Battle Royale
Super Smash Bros. Brawl

Entrevistas

Elaborei 3 perguntas e comecei entrevistando via Skype o gamer Guilherme Augusto, 12, que embora tenha sido econômico nas palavras, foi bem objetivo. Ele teve a honra de poder testar o All-Stars Battle Royale antes de lançar no Brasil, pois foi na BGS (Brasil Games Show) de São Paulo no ano passado.

Qual a sua opnião geral sobre Royale?
Guilherme: Achei pouco explorado com a diversidade de personagens da Sony. Também achei muito confuso nas batalhas. Em geral, nota 6.

Em relação à série Smash Bros., qual a sua opnião? (mudanças, semelhanças, etc).
Guilherme: Smash Bros. tem muitas semelhanças mas também tem muitas diferenças. Os personagens, os power ups e as fases: no Smash as fases são mais interativas e 'tal'.

Considera então Smash Bros. um game superior? Porquê?
Guilherme: Acho melhor as batalhas no SSB, pois é muita ''pancadaria'' no Royale e não da para entender...


Depois, via o chat do Facebook, iniciei uma conversa com José Afonso, 14, (que por acaso tem um ótimo blog de games, para acessar, clique aqui) que pareceu responder com entusiasmo as minhas perguntas.

Qual a sua opnião geral sobre Royale?
Afonso: O jogo é muito divertido. O jogo possui uma ótima apresentação, som e jogabilidade (está sendo bem simples). Contudo, seu brilho acabou sendo ofuscado pela série de elementos semelhantes ao Super Smash Bros., como especiais e cenários, fazendo com que você se pergunta, cadê o Mario? Contudo, os personagens ajudam a melhorar na jogabilidade. Uma luta envolvendo personagens como Kratos (God of War), Cole MacGrath (inFamous), Raiden (Metal Gear) e Heihachi Mishima (Tekken) é bem mais interessante do que uma com Mario, Kirby, Link e Samus (sendo estes mais carismáticos). Mas o seu maior problema não ser uma cópia quase que evidente do produto da Nintendo, mas o fato de ter um modo single player quase deprimente. Mas não se preocupe, porque tem um modo multiplayer online muito divertido! O jogo merece, no máximo 8,5; é um ótimo aperitivo, além de ser um jogo para nenhum "sonysta" botar defeito, com sua grande lista de personagens e cenários!

Em relação à série Smash Bros., qual a sua opnião? (mudanças, semelhanças, etc).
Afonso: A série Smash Bros., sem sombra de dúvidas, é uma das melhores da história! A ideia da Nintendo, de juntar todos os seus personagens, dos mais carismáticos (Mario) até os menos (Pit, Kid Icarus), utilizando uma jogabilidade intuitiva e divertida, foi feita com excelência! A mecânica funciona de forma sensacional, sendo uma referência para vários jogos de luta, como o recente "All-Stars".

Considera então Smash Bros. um game superior? Porquê?
Afonso: Sim, claro. "All-Stars" nem é uma série ainda, e mesmo sendo bem divertido, o jogo ainda sim está cheio de problemas, e precisa de uma sequencia. Smash Bros., como eu respondi agora pouco, tem uma mecânica intuitiva e divertida, junto com personagens carismáticos. Sim, Smash Bros. é superior, mas "All-Stars" também é muito bom, independente se você gosta mais da Sony ou da Nintendo.

4 comentários:

  1. playstation all stars eh mt melhor smash bros eh uma porcaria

    ResponderExcluir
  2. Oi Digu, beleza?
    Aqui quem fala é o Afonso que foi entrevistado.
    Seguinte cara, você não pode dar uma de fanboy. O "All-Stars" é realmente muito bom,e tenho a versão tanto pra PS3 quanto pro Vita, e posso dizer que Smash Bros. ainda sim é melhor, desculpas. Isso é questão de opinião, mas nunca diga que um jogo é uma porcaria (a não ser que esteja falando de Ninja Gaiden 3, mas...), pois você não faz ideia de quanto tempo eles passaram para criar. Aliás, "All-Stars" não existiria sem Smash Bros.
    Não se esqueça de visitar o meu Blogspot e meu canal do YouTube!
    Valeu e jogue com moderação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rlx afonso que ele falo de zuera eu falei com ele no skype e disse que smash é dahora (ele próprio tem o game quase zerado). Mas concordo que todo game merece seu devido respeito.

      Excluir